Texto: Letícia Sarturi
Fotos: Ronald Mendes
O mundo é a casa do argentino Mariano Javier Lescano, 38 anos. De passagem por Santa Maria, ele faz de seus cachorros Túpac, 5 anos, e Mauw, 9 anos, os seus parceiros de viagem junto com a kombi vermelha e branca. Ela ainda ajuda a contar um pouco da sua história, com adesivos e algumas placas de carros penduradas, revelando os lugares que a “família nômade” já passou.
14787611_821855747850882_184157817_o
Há 18 anos, Lescano adotou esse estilo de vida “cheio de paradas” e se tornou cidadão do mundo. Destes, cinco anos são dedicados as viagens em kombi. Com quase duas décadas percorrendo diferentes rotas, ele coleciona lembranças e histórias pelos locais por onde passou como Peru, Alemanha, Espanha e, claro, Brasil. “Sempre gostei muito de viajar. Eu gosto de aventura”, diz Javier, que também garante nunca ficar entendiado na estrada.
14799855_821849911184799_109766547_o
A cada local, ele deixa amizades. “Viajo conhecendo as pessoas do lugar”, afirma. Foi isso que o trouxe para Santa Maria: visitar um amigo que conheceu em Rosário do Sul e que mora no coração do Rio Grande. Para o viajante é dessa forma, por meio dos moradores do local, que se “curte” a cidade de outro ponto de vista, não só como turista.
Contudo, a vida na estrada nem sempre é feita por bons momentos. Recentemente teve que interromper a viagem por um tempo porque o motor da kombi estragou. Um dos seus companheiros caninos já se perdeu entre as andanças e só foi encontrado devido a mobilização no Facebook. E por enquanto não é fácil falar com ele, pois teve o celular roubado.
14808840_821849891184801_352816595_o
Apesar dos percalços da viagem, ele segue otimista e sempre com sorriso no rosto. O espírito aventureiro já faz parte de si. Para garantir o sustento na sua jornada, Lescano já trabalhou como cozinheiro, garçom e em construção. Além disso, sempre leva consigo o seu artesanato em metal e em pedra pelos lugares por onde passa.
Para quem tem receio de por o pé na estrada, ele tem um conselho: “O mais difícil é tomar a decisão”. E o viajante parece já ter descoberto o segredo da vida após percorrer milhares de quilômetros na estrada. “É viver simples”, garante ele, que tem parte da família no Brasil, o irmão mora em Santa Catarina.
A rotina não faz parte da vida do argentino. Se já percebe que é hora de seguir adiante, ele parte com seus companheiros de viagem. E de vez em quando também se soma uma companhia temporária nas suas aventuras.  O cara foi embora na quinta-feira, 27, e seguiu para o litoral. Lescano diz que já está muito quente em Santa Maria e é preciso seguir para a praia.
14803029_821855744517549_505663292_o
Se por acaso encontrá-lo por Santa Maria, pare e converse com ele. Com certeza risadas não faltarão. Ou se quiser acompanhar a sua aventura, acompanhe a sua página Espiritu Nomade no Facebook.

3 comentários

Responder

Muito legal! Admiro muito quem tem esse espírito aventureiro!!!

Responder

Muito legal o Mariano esteve em nossa casa aqui no bairro caturrita na mecânica de meu filho Vinícius Trindade para alguns ajustes na sua Kombi um cara que com sua simplicidade cativa a todos e sempre fazendo as pessoas forem por coisinha mínima um abençoado.
Que possamos nos encontrar mais vezes!
Um abraço!
Tenho fotos de quando Esteves aqui em casa.

Responder

Parabens, amigo!!! Sempre me lembro de você. Admiro sua simples e alegre personalidade. Tomara que logo visite nossa cidade.
Abraço
Eli

Comente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *